Público

Pais Britânicos Pagam Pelas Faltas dos Filhos
Por AFP
Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2002

O ministro britânico da Educação, Charles Clarke, apresentou ontem o seu plano de luta contra o absentismo escolar e a indisciplina. Nele se prevê, entre outras coisas, que os directores dos estabelecimentos de ensino sejam autorizados a cobrar multas aos pais mais "irresponsáveis", isto é, cujos filhos mais faltarem.

Directores de escolas primárias, colégios ou liceus, bem como a polícia ou as autoridades locais terão a possibilidade de impor multas fixas - cujos montantes não estão ainda determinados - aos pais dos miúdos que frequentemente não compareçam às aulas. Os que se recusarem a pagar ficam sujeitos a uma pena de prisão.

Além disso, poderão ser celebrados "contratos" entre as escolas e as famílias. Em caso de faltas sucessivas ou comportamento indisciplinado por parte de um filho, serão oferecidos aos pais "cursos sobre educação de crianças". Caso se recusem a assinar este tipo de acordo, os encarregados de educação correm o risco de pagar mais multas ou ser alvo de procedimento judicial.