Jornal de Notícias - 2 Jan 03

Castelo Branco :
Projecto ensina alunos a dizer não

Objectivo é levar os professores e os pais a detectarem comportamentos desviantes
José Manuel Alves

"Viver Livre - Educação para a Prevenção - Saber Dizer Não" é o título de um projecto de prevenção que a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul (Adraces) vai desenvolver, até Outubro de 2004, junto das escolas EB 2/3 Ribeiro Sanches, de Penamacor, EB 2/3 José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova, EB 2/3, de Vila Velha de Ródão e a Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco.
Trata-se de um projecto de intervenção na formação de professores, pais e responsáveis por acções educativas e uma outra de desenvolvimento de actividades específicas de prevenção junto da população escolar.
Segundo António Realinho, director da Adraces, "a ideia é desenvolver com os alunos um conjunto de actividades atípicas e inovadoras, desenvolvidas pelo gabinete técnico em cada escola, e definir iniciativas e acções com os professores, pais e alunos que possam vir a despertar junto dos alunos a atenção para a problemática de se saber dizer não e viver em liberdade".
O responsável pela Adraces salienta que "vão ser preparadas iniciativas e medidas junto dos pais, para que possam desenvolver junto dos filhos formas de detectar determinados comportamentos que levam os estudantes a perderem a sua personalidade".
António Realinho define esta acção de intervenção social como "um desafio enquadrado numa perspectiva futura, com projectos-piloto que envolvem as pessoas".