Apoio dos pais facilita mudança de ciclo escolar
Patrícia Jesus
Regresso às aulas. Preparar a transição
Estatísticas mostram que mudanças de ciclo se
reflectem nas notas
A passagem do quarto para o quinto ano é um momento
de transição importante na vida das crianças. Mais
disciplinas, mais professores, mais
responsabilidades, num espaço totalmente diferente,
geralmente com mais alunos, alguns muito mais
velhos.
As estatísticas mostram que esta transição pode ser
complicada e ter reflexos no aproveitamento escolar:
do primeiro para o segundo ciclo, a taxa de retenção
quase duplica (dos 4,6 % no 4.º ano para os 8,4% no
5.º).
Para José Manuel Canavarro, professor de Psicologia
na Universidade de Coimbra, o espaço é uma
componente essencial. As crianças passam de espaços
pequenos, para escolas às vezes com mais de mil
alunos. Além disso, os meninos de dez anos, que na
primária são os mais velhos, passam a ser os mais
novos e a ter de conviver com adolescentes, lembra o
psicólogo. "Conhecerem o espaço por antecipação
ajuda. É importante dar-lhes a oportunidade de
desbravarem o espaço e de se familiarizarem com ele,
acompanhados do professor." É uma forma de suavizar
esta transição, explica.
Assim, é desejável que haja uma sala base. "Há um
conjunto de actividades que implicam deslocações,
mas ter uma sala que é a nossa é vantajoso",
assegura. "A rotina, a segurança, a tranquilidade
são muito importantes nestas idades", realça o ex--secretário
de Estado da Educação do PSD .
Nesta fase, é importante que os pais ajudem os
filhos no capítulo da organização, alerta a
psicóloga clínica Tânia Dinis, do NUPE - Núcleo de
Psicologia do Estoril. "De repente passam a ter
diferentes disciplinas, em diferentes dias, com
diferentes professores, e quase todas com trabalhos
de casa." Ajudá-los a organizar livros e cadernos é
útil e uma boa oportunidade para os fazer falar
sobre a escola.
"Nestas idades - com 10, 11 anos - falam muito e,
por isso, os pais podem ir falando com eles", diz
José Manuel Canavarro, que aconselha atenção nas
primeiras semanas: "Levá-los à escola, conversar com
o director de turma", por exemplo.