Diário de Notícias - 26 Out 06

Adeptos do "não" em estreia na blogosfera

Pedro Correia

 

É uma novidade absoluta em comparação com a consulta de 1998: a campanha para o próximo referendo ao aborto já teve início na blogosfera. Com os adversários da despenalização agrupados em dois blogues - criados propositadamente para o efeito - dispostos a intervir no debate de ideias.

No, domingo, dia 22, surgiu o Blogue do Não (http/bloguedonao.blogspot.com) , com 15 fundadores - quase todos veteranos nesta forma de comunicação. Entre eles João Gonçalves (do blogue Portugal dos Pequeninos), Jorge Ferreira (Tomar Partido), Luís Aguiar Santos (O Amigo do Povo), Rui Castro (Incontinentes Verbais) e André Azevedo Alves (O Insurgente).

"Temos em comum o desejo, a esperança e o objectivo de que os portugueses rejeitem a proposta do PS no sentido da liberalização total do aborto até às dez semanas. Consideramos que a defesa da vida constitui não só um imperativo de consciência mas também uma questão civilizacional que pretendemos preservar", lê-se no texto inaugural do blogue.

"O Blogue do Não é uma forma de dar voz à maioria silenciosa que nas mais recentes sondagens se tem manifestado contra a liberalização do aborto", disse ao DN Jorge Ferreira, ex-líder parlamentar do CDS/PP. Neste blogue coexistem pessoas com "motivações diferentes", revela Jorge Ferreira, especificando: "A minha motivação, por exemplo, não é religiosa."

Na véspera, dia 21, arrancara o blogue Pela Vida (http/antiaborto.blogspot.com) com um grupo de 21 fundadores. Paulo Cunha Porto, Vitório Rosário Cardoso, Mendo Ramires e Simão dos Reis Agostinho são alguns dos promotores deste "blogue colectivo em defesa da vida" que adoptou o seguinte slogan: "Uma criança, não uma escolha! "