Portugal Diário - 17 Out 03

Hora legal sem alterações até 2007
Relógios portugueses vão continuar com uma hora de atraso em relação à maioria dos países da Europa

No dia 26 de Outubro, no último domingo deste mês, os relógios serão atrasados à 01:00 para se entrar na hora de Inverno.

A notícia foi avançada à «TSF» pelo presidente da Comissão da Hora, João Lin Yun, que garantiu que nunca esteve em causa a alteração da lei em vigor.

«Não tenho ninguém governamental que diga 'a ideia foi nossa'», explicou o presidente afastando a ideia de que a legislação em vigor pudesse ser alterada.

O responsável diz que «vamos entrar no período da hora de Inverno, voltamos à hora do tempo universal coordenado e continuamos no fuso do Meridiano de Greenwich, da hora da Europa Ocidental juntamente com a Irlanda e o Reino Unido», acrescentou João Lin Yun.

Portugal vai continuar com os relógios alinhados com Greenwich e assim será nos próximos quatro anos. «Existe uma directiva comunitária que determina que estas questões da hora sejam revistas só de cinco em cinco anos», disse o presidente.

«Em 2002 foi um dos momentos em que podia ter sido revisto, mas ficou tudo na mesma. Só em 2007 é que é possível fazer qualquer alteração neste sistema horário que nos rege», acrescentou João Lin Yun.

No final de Outubro atrasa-se a hora para o habitual período de Inverno e o contrário em Março, para se entrar na hora de Verão.

WB00789_1.gif (161 bytes)