Público - 17 Out 03

Santos Silva Não Desiste dos Resultados das Aferidas
Por S.S.C.

O deputado socialista Augusto Santos Silva não ficou satisfeito com a resposta do Ministério da Educação (ME) ao requerimento que, a 17 de Julho, enviou à tutela para saber do paradeiro dos resultados das provas aferidas. Estes testes foram realizados em Maio de 2002 por uma amostra dos alunos do 4º ano e a totalidade dos estudantes dos 6º e 9º anos de escolaridade.

Na altura, Santos Silva referiu não haver "memória de um tal atraso" na publicitação dos resultados dos testes que avaliaram os conhecimentos dos alunos a Português e Matemática e pedia ao ME o "acesso imediato aos respectivos resultados".

Respondendo ao ex-ministro, o ME informou não existir qualquer atraso na divulgação das notas, sublinhando que, "para permitir uma visão dinâmica e comparada da avaliação das aprendizagens", a tutela optou por confrontar os resultados dos testes relativos ao ano lectivo 2001/02 com os que este ano se realizaram.

Santos Silva considera que o ME não deu resposta às suas questões e já enviou novo requerimento, onde exige "a disponibilização imediata de todas as informações relativas aos resultados nacionais das provas de aferição do ano lectivo de 2001/02".

WB00789_1.gif (161 bytes)