Lusa - 15 Nov 04

Freguesia alentejana dá 500 euros a cada criança que lá nascer

Galveias, no distrito de Portalegre, quer fomentar a natalidade e fixar habitantes.

A Junta de Freguesia de Galveias, distrito de Portalegre, considerada a mais rica do país, anunciou que vai passar a pagar 500 euros a cada criança que nascer na vila.

O presidente da autarquia, António Delgadinho, explica que a iniciativa pretende contribuir para a fixação de população e promover o crescimento demográfico nesta vila do concelho de Ponte de Sôr, actualmente com dois mil habitantes.

Com recursos financeiros e preocupada com a desertificação, a junta de freguesia tem vindo a tomar várias medidas para fixar habitantes.

António Delgadinho adianta que a autarquia já suporta o pagamento de uma percentagem das mensalidades das crianças que frequentam os infantários, além de atribuir bolsas de estudo a alguns alunos residentes no concelho.

"Vamos agora instituir o pagamento de 500 euros por cada criança que nasça nesta freguesia para promover o aumento da taxa de natalidade", sublinha.

Segundo o autarca, a junta está igualmente a apostar na criação de postos de trabalho, tendo já adquirido terrenos para criar uma zona industrial. "Sem emprego também não conseguimos fixar os habitantes", justifica.

A Junta de Freguesia de Galveias é apontada como a mais rica do país, administrando aproximadamente dois terços da herança legada à freguesia pelo Comendador José Godinho de Campos Marques.

A herança engloba prédios rústicos e urbanos, distribuídos pelos concelhos de Lisboa, Torre Vedras, Borba, Estremoz, Monforte, Crato, Avis e Ponte de Sôr e o seu valor ultrapassa 50 ! milhões de euros.

WB00789_1.gif (161 bytes)