Público - 27 Nov 03

Famílias Estão a "Atirar" Crianças para a Escola
Por LUSA

A especialista em educação Olga Pombo disse ontem que muitas crianças saem de casa sem estar preparadas para entrar na escola, numa "terrível" e "alarmante" transferência de responsabilidades que pertencem à família.

A professora auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, licenciada em Ciências Pedagógicas e doutorada em História e Filosofia da Educação, falava durante a conferência "Direitos e Responsabilidades na Sociedade Educativa", que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa e que se prolongará pelo dia de hoje.

"Se durante largas horas diárias a escola se constitui como substituto, ainda que precário, da antiga casa familiar, como resistir à tentação de, conjuntamente com a transferência de grande parte da responsabilidade na custódia diurna das crianças (e dos jovens), transferir também para a escola direitos e deveres educativos que, primordialmente seriam da responsabilidade dos pais?", questionou a especialista.

No entender de Olga Pombo, guardar, alimentar, entreter, vigiar, não são sinónimos de educar. As crianças são "abandonadas a si próprias, expulsas do mundo familiar que as convidou a nascer e, um dia, lhes prometeu abrigo e protecção."

"Todos temos consciência de que as nossas crianças estão a ser precocemente atiradas para fora das paredes das suas casas, banidas do lugar protegido do mundo a que teriam direito", concluiu.

WB00789_1.gif (161 bytes)