Público última hora - 21 Mar 08

 

Na sequência do caso na escola Carolina Michaelis
CONFAP pede aos pais que eduquem filhos para o comportamento que devem ter nas aulas

 

A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) condenou hoje a agressão de uma aluna a uma professora numa escola do Porto, filmada e divulgada na Internet, apelando aos pais que eduquem os filhos para o comportamento que devem ter nas aulas. Em comunicado, a CONFAP "condena todos os actos de indisciplina praticados por alunos nas escolas", tal como o que foi dado a conhecer ontem.

 

Uma professora da escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, foi vítima de violência física e verbal por parte de uma aluna, depois de lhe retirar um telemóvel. O caso foi filmado por outros alunos e divulgado na Internet.

 

No comunicado, a CONFAP lança um "apelo a todos os pais para que exerçam o seu poder paternal junto dos seus filhos, educando-os no sentido da responsabilidade e do comportamento que devem ter em sala de aula". A confederação apela ainda aos pais "para que imponham regras muito firmes quanto ao uso de telemóveis pelos seus filhos".

 

Para a CONFAP, muitos dos conflitos hoje existentes no interior das escolas devem-se ao uso indiscriminado do telemóvel. A confederação acrescenta que "este caso não pode ser visto de forma isolada", porque a "disciplina deve ser entendida no sentido da partilha da responsabilidade de aprender, dos fins que justificam a existência da escola numa sociedade moderna e democrática".

 

Considerando que a sociedade se debate com uma "crise de autoridade" e uma "crise da educação", a CONFAP defende que a resolução para estes problemas não pode passar pela restauração da autoridade perdida. Lembrando uma afirmação de Daniel Sampaio, a CONFAP refere que, "na escola, a participação deve ser a regra, pois é a base da autoridade: só respeitamos quem nos respeita, nos ouve e tem interesse por aquilo que pensamos e sentimos". "A autoridade é sustentada na relação de confiança e de respeito mútuo que caracteriza a interacção saudável entre aluno e mestre", acrescenta.

 

Lusa