Zenit - 15 Mai 08

 

Características da família saudável, segundo entidade portuguesa
Alexandre Ribeiro

 

Com ocasião do Dia Internacional da Família, que se celebra a 15 de Maio por indicação da ONU, a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas difundiu uma mensagem na qual assinala quais são as características de uma «família saudável».

 

A APFN afirma ter sintetizado de estudos na área da família algumas características que marcam os núcleos familiares funcionais.

 

«Não havendo famílias sem problemas, pois eles surgem inevitavelmente por diferentes causas ao longo do chamado ‘ciclo de vida da família’», a família saudável distingue-se por 12 «boas práticas», destaca a associação.

 

Em primeiro lugar, ela «pede ajuda quando tem problemas, não desistindo do seu projecto às primeiras dificuldades e com vontade de ultrapassar as crises, donde retira novas energias».

 

Também «procura manter sempre o diálogo e a escuta – a comunicação – entre os seus membros».

 

«Não deixa nenhum elemento de fora, pois tem espírito de grupo e vê-se como um todo, em que todos se ajudam segundo as necessidades e capacidades de cada um.»

 

É uma família onde se respeitam uns aos outros; onde se respeita o direito de cada um ao seu espaço e intimidade.

 

É um espaço onde todos «têm prazer em estar juntos, brincar ou jogar em família, em passar os seus tempos livres juntos, em celebrar datas marcantes e aniversários, e fazerem festas».

 

«Fazem regularmente refeições à mesa em família e conversam com televisão desligada.»

 

«Contam histórias e tradições de família e partilham segredos do passado familiar.»

 

«Orgulham-se do nome de família, das suas origens e raízes, bem como das dificuldades ultrapassadas pelos seus avós e antepassados.»

 

Também «têm sentido de espiritualidade, mesmo quando nem todos praticam uma religião.»

 

«Partilham dinheiro e poder, funções e responsabilidades, entreajudando-se sem cobrar por isso.»

 

E ainda «revelam coesão, lealdade, tolerância, flexibilidade, perseverança, optimismo e empatia – sinais de Inteligência Emocional».

 

Neste Dia Internacional da Família, a associação portuguesa envia a todos «palavras de ânimo e esperança, convidando as famílias, felizes ou em dificuldades, a reflectirem um pouco sobre estas ‘boas práticas’».

 

A APFN tem «a profunda convicção de que um país saudável, feliz e produtivo só existe quando a sociedade que o compõe é igualmente saudável, feliz e empenhada no seu trabalho, o que só se consegue se as famílias que educam as novas gerações forem saudavelmente coesas, responsáveis, alegres e lutadoras».