Público - 11 Mai 05

6º ano Estudantes têm dificuldade a compreender textos e em álgebra

Língua Portuguesa
É nas competências relativas à compreensão da leitura e expressão escrita e conhecimento explícito da língua que os alunos mais falham. No primeiro destes domínios, 44 por cento deram respostas erradas; no segundo, as respostas erradas chegaram aos 33 por cento

Mais de metade dos estudantes - 56 por cento - não conseguiram responder correctamente a perguntas que exigiam a compreensão de informação explícita e utilização de palavras diferentes na respectiva resposta. Aplicar e classificar formas verbais também não é o forte dos alunos do 6º ano: 34 por cento não acertaram nas respostas

Registaram-se também dificuldades em reconhecer e identificar a informação solicitada e outros dados do texto. Apenas um exemplo: só cinco por cento dos alunos acertaram numa pergunta que lhes pedia para seleccionarem horários de comboios compatíveis com um horário de consultas. Só 13 por cento dos estudantes conseguiram seleccionar, numa página de dicionário, a acepção de um vocábulo adequado a um determinado contexto

Matemática
Álgebra e funções são as matérias nas quais os alunos falham mais - as respostas erradas neste campo chegam aos 68 por cento. Saem-se melhor na estatística e probabilidades - 69 por cento evidenciam um nível de desempenho máximo

Em nenhuma das competências consideradas a percentagem de respostas totalmente certas atingiu os 50 por cento

WB00789_.gif (161 bytes)