Público -
11 Mai 05
6º ano Estudantes têm dificuldade a compreender textos e em álgebra
Língua Portuguesa
É nas competências relativas à compreensão da leitura e expressão
escrita e conhecimento explícito da língua que os alunos mais
falham. No primeiro destes domínios, 44 por cento deram respostas
erradas; no segundo, as respostas erradas chegaram aos 33 por cento
Mais de metade dos estudantes - 56 por cento - não conseguiram
responder correctamente a perguntas que exigiam a compreensão de
informação explícita e utilização de palavras diferentes na
respectiva resposta. Aplicar e classificar formas verbais também não
é o forte dos alunos do 6º ano: 34 por cento não acertaram nas
respostas
Registaram-se também dificuldades em reconhecer e identificar a
informação solicitada e outros dados do texto. Apenas um exemplo: só
cinco por cento dos alunos acertaram numa pergunta que lhes pedia
para seleccionarem horários de comboios compatíveis com um horário
de consultas. Só 13 por cento dos estudantes conseguiram
seleccionar, numa página de dicionário, a acepção de um vocábulo
adequado a um determinado contexto
Matemática
Álgebra e funções são as matérias nas quais os alunos falham mais -
as respostas erradas neste campo chegam aos 68 por cento. Saem-se
melhor na estatística e probabilidades - 69 por cento evidenciam um
nível de desempenho máximo
Em nenhuma das competências consideradas a percentagem de respostas
totalmente certas atingiu os 50 por cento
 |