Público - 17 Jun 03

Protesto contra encerramento das escolas rurais hoje na Assembleia
 
Centenas de pessoas devem hoje concentrar-se frente à Assembleia da República para exigir que as escolas das zonas rurais não sejam encerradas.

A presidente do Instituto das Comunidades Educativas, Manuela Correia, explicou que a ideia da concentração é alertar o Governo para o perigo de encerrar as escolas das zonas rurais que tenham poucos alunos.

"Segundo a política do actual Governo, as escolas com menos de dez crianças serão para fechar. Estas crianças terão de transitar para escolas de outros meios, por vezes urbanos, o que representa um grande transtorno, por exemplo, ao nível dos transportes", disse Manuela Correia.

"Para que a escola rural não feche" é o lema que levará à Assembleia da República cerca de 500 pessoas, entre professores, pais e alunos, das zonas de Setúbal, Sintra, Portalegre e Alentejo Litoral.

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda irá receber alguns dos participantes nesta concentração. Os organizadores solicitaram também uma audiência ao presidente da Assembleia da República, que ainda não foi confirmada. 

WB00789_1.gif (161 bytes)