Portugal Diário - 28 Jul 06

Velocidade «vitima avião cheio de crianças»

Campanha de prevenção da sinistralidade rodoviária quer «despertar consciências»

A campanha de prevenção da sinistralidade rodoviária lançada esta sexta-feira, em resultado de uma parceria Ministério da Administração Interna/Galp Energia, visa a redução da velocidade nas estradas e tem como «clique emotivo» as crianças, noticia a agência Lusa.

«Todos os anos a velocidade nas estradas vitima um avião cheio de crianças. Este ano ajude-nos a evitar uma tragédia. Reduza a velocidade», é esta a mensagem de suporte da campanha multimédia, que tem um enfoque nas crianças, para «mais facilmente despertar as consciências» para o problema dos acidentes de viação.

O ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, realçou na conferência de imprensa de apresentação da campanha que 59 mil pessoas foram vítimas de acidentes de viação em Portugal nos últimos cinco anos, sendo que entre 300 e 400 crianças morrem ou ficam feridas por ano devido à sinistralidade rodoviária.

«Muitas pessoas nesta altura vão partir para férias. Há que lembrar-lhes a necessidade de cumprir o Código da Estrada, nomeadamente no que se refere à velocidade», referiu o governante, que se regozijou por a campanha ter sido iniciada agora, em que a circulação automóvel é mais intensa.

Questionado pelos jornalistas sobre a razão da campanha incidir sobre as crianças, António Costa disse: «A campanha tem um clique emotivo, que é a questão das crianças vítimas de acidentes de viação. O objectivo é reforçar a atenção dos condutores para uma condução correcta, numa altura em que muitas famílias vão para férias, com as suas crianças».

Concebida e produzida pela BBDO, empresa de serviços na área de comunicação, para a Galp Energia, a campanha hoje lançada «é forte, chocante e não deixará ninguém indiferente» ao drama da sinistralidade rodoviária, segundo José Marques Gonçalves, presidente da Galp Energia, que defendeu a necessidade de promover «valores de respeito pelo próximo».

A campanha começou hoje a ser divulgada na televisão, na rádio, em outdoors e nos 800 postos da Galp existentes no país, principalmente nos situados nas vias de maior trânsito.

A Galp custeou a produção da campanha com 500 mil euros, enquanto o Ministério da Administração Interna investe um milhão de euros na divulgação da mesma, provenientes do Fundo de Garantia Automóvel.

Os acidentes de viação em Portugal este ano já causaram 436 mortos, 1.870 feridos graves e 22.878 feridos ligeiros, num total de 25.184 vítimas, segundo os dados mais recentes da Direcção-Geral de Viação.