Aluno
português ganha medalha de ouro em concurso
internacional de Matemática
Olimpíadas de Maio decorreram em vários países
latino--americanos, em Portugal e Espanha
Portugal conquistou pela primeira
vez uma medalha de ouro nas Olímpiadas de Maio (OM),
um concurso internacional de Matemática para
estudantes até aos 15 anos. Outras dez medalhas de
prata e bronze e uma menção honrosa foram ganhas por
portugueses.
Miguel Villa de Brito, aluno do 9.º ano do Colégio
Valsassina, em Lisboa, só ontem se apercebeu de que
tinha ganho uma medalha de ouro. "Já me tinham
enviado um e-mail a dizer que tinha ficado em
primeiro lugar, mas pensava que era apenas entre os
estudantes portugueses", contou o jovem de 15 anos
ao PÚBLICO. "Não estava nada à espera. Essa foi a
prova mais difícil."
Miguel, que concorreu às Olímpiadas de Maio pela
primeira vez, sempre gostou de Matemática, "por ser
uma disciplina de raciocínio e de lógica", mas só no
ano passado participou nas olímpiadas nacionais
desta cadeira, incentivado pelo professor. Este ano
voltou a repetir a proeza. Foi por ter passado as
várias fases eliminatórias e ter ido à prova final
das Olímpiadas Portuguesas de Matemática que acabou
por concorrer ao concurso internacional, que decorre
em simultâneo em vários países da América Latina, em
Portugal e Espanha.
Nas OM, onde Portugal participa desde 2001, foram
ganhas também pela primeira vez quatro medalhas de
bronze no grupo de estudantes até aos 13 anos. No
grupo dos 13 aos 15 anos, além do ouro Portugal
conseguiu duas medalhas de prata - Sílvia Cavadas
(EB 2,3 de Paredes) e João Pereira (EB 2,3 Correia
Alexandre, de Souto do Meio) -, quatro de bronze e
uma menção honrosa.
Num país onde as notas a Matemática são
generalizadamente fracas, há várias explicações para
estes bons resultados, diz a organizadora das OM em
Portugal, Joana Teles. "Há sempre bons alunos, um
grupo mais interessado por Matemática e nós
seleccionamos os melhores", diz a professora do
Departamento de Matemática da Universidade de
Coimbra, que integra a direcção da Sociedade
Portuguesa de Matemática.
"Por outro lado, há um aumento da preparação e do
estudo contínuo para estes concursos através das
actividades matemáticas, ligadas a universidades, em
várias regiões do país", conclui.