Público - 05 Jan 09

 

Freguesia sem dinheiro para os prémios de natalidade

 

A falta de dinheiro impediu a Junta de Freguesia de Maçãs de Caminho, no concelho de Alvaiázere, de atribuir em Dezembro os prémios de natalidade e fixação de residência de jovens casais. "Não tivemos disponibilidade financeira, pois estávamos à espera de receitas que não chegaram", explicou à agência Lusa a presidente da autarquia, Maria Teodora Cardo, lembrando que a junta foi também confrontada com encargos "mais urgentes" com os quais não contava.

 

Os prémios de natalidade e fixação de residência de jovens casais foram aprovados, por unanimidade, em Dezembro de 2005 pela Junta e Assembleia de Freguesia de Maçãs de Caminho, com o objectivo de "combater a desertificação", explicou Maria Teodora Cardo. Por cada nascimento, a autarquia deliberou pagar 500 euros, enquanto que por cada jovem casal que escolha a freguesia para viver de forma permanente a junta atribui 1250 euros. "É um valor simbólico", reconheceu a presidente da autarquia, admitindo, no entanto, que se a junta tivesse receitas maiores "daria mais dinheiro".

 

"O dinamismo de uma terra está sua população", justificou Maria Teodora Cardo a opção da Junta de Maçãs de Caminho.
Em 2006, a Junta atribuiu um prémio de natalidade e, no ano seguinte, além de uma recompensa igual, a autarquia entregou ainda 1250 euros pela fixação de um jovem casal. O ano passado houve outro nascimento e mais três famílias que escolheram viver em Maçãs de Caminho, a mais pequena e menos populosa freguesia do concelho de Alvaiázere. "Entregamos sempre os prémios no final do ano, mas, pela primeira vez, não o pudemos fazer", lamentou a presidente da junta, adiantando que as recompensas serão entregues "o mais brevemente possível".

 

Maria Teodora Cardo disse ainda que a junta ponderou "se devia manter os prémios". "Apesar de termos dificuldades, achamos que foi uma ideia interessantíssima e decidimos que é de manter", esclareceu a responsável. Os últimos Censos indicam que a população de Maçãs de Caminho era, em 2001, de 391 pessoas. Melgaço (Viana do Castelo) e Boticas (Vila Real) são dois municípios que vão também atribuir incentivos à natalidade.

 

500 euros é quanto a Junta de Maçãs de Caminho paga por nascimento. Cada jovem casal que se fixe na freguesia recebe 1250 euros