Público - 29 Jan 04
Os Resultados Nacionais
4º ano
Matemática: 63 por cento
Língua Portuguesa: 67,8 por cento
6º ano
Matemática: 33,5 por cento
Língua Portuguesa: 59,6 por cento
9º ano
Matemática: 40,1 por cento
Língua Portuguesa: 45,8 por cento
O que são as provas de aferição?
As provas de aferição foram realizadas pela primeira vez em 2000. Em Maio
desse ano, 121 mil alunos do 4º ano do ensino básico realizaram as provas,
nacionais e anónimas, que pretendiam avaliar as competências, consideradas
essenciais, nas várias áreas do currículo de Matemática e Língua
Portuguesa. Os resultados nacionais foram divulgados em Dezembro desse ano
(52,8 por cento e 69,1 por cento, respectivamente) e, a partir daí, foram
enviados às escolas, desagregados por tipo de competências. O objectivo
era que direcção e professores analisassem os resultados, ficassem com a
noção dos aspectos menos conseguidos e tentassem melhorar o ensino.
No ano seguinte, as provas de aferição foram estendidas aos estudantes do
6º ano. Não foram divulgadas médias nacionais, mas a grande conclusão foi
a de que os miúdos do 2º ciclo tinham piores resultados do que os colegas
do 4º, tanto a Matemática como a Português. Mesmo assim, ao nível do 1º
ciclo e em relação a 2000, as prestações foram melhores. Ao todos,
testaram-se as competências de 241 mil alunos. Já então ficaram patentes
as dificuldades no raciocínio e resolução de problemas não rotineiros e na
capacidade de comunicação matemática. No que respeita à Língua Portuguesa,
os problemas surgiram na identificação de informação não implícita num
texto.
Em 2002, as aferidas chegaram ao 9º ano. No entanto, o Ministério da
Educação alterou as regras e decidiu que, em cada ciclo do ensino básico,
as provas seriam realizadas durante dois anos consecutivos, seguindo-se um
ano de pausa. Nesse período, apenas uma amostra de escolas faria o teste.
Foi o que aconteceu, em 2002, com os estudantes do 4º ano. No total,
realizaram as provas mais de 200 mil alunos.
Com o actual Governo, voltaram a mudar as regras e, em 2003, as provas de
aferição foram exclusivamente realizadas por uma amostra de escolas, num
total de oito mil alunos. A divulgação dos resultados está prometida para
breve, tanto em relação aos dados de 2002 como 2003. Mas o futuro da
avaliação aferida é incerto, com a actual equipa a justificar haver a
necessidade de se proceder a uma avaliação do processo. |