Fórum da Família - 20 Mar 03

Canadá debate lei sobre clonagem e experimentação

             Um projecto de lei sobre reprodução humana assistida foi debatido no passado dia 27 de Fevereiro no parlamento canadiano.

            Segundo fontes políticas, o relatório das votações às emendas propostas não estará concluído antes de 18 de Março, dia em que o parlamento retoma os seus trabalhos. A terceira leitura e a votação final deverão ocorrer a 19 de Março.

            Entretanto, o deputado Jason Kenney propôs uma emenda à Câmara dos Comuns, visando a proibição de toda a experimentação que implique a destruição de embriões humanos, o que seria permitido pela lei proposta (C-13).

            “Convido todos os membros do Parlamento a juntarem-se a mim e a apoiarem esta emenda garantindo o respeito pela dignidade da vida humana em todos os seus estágios”. Kenney adiantou que a permissão da utilização de células embrionárias humanas criará uma procura da clonagem no futuro: “Permitir a investigação em células embrionárias humanas é um passo muito perigoso para um plano descendente em direcção à clonagem e outras terríveis manipulações genéticas”.

            “Esta lei ensaia uma tentativa de proibir a clonagem, mas não existem os chamados embriões sobrantes da fertilização “in vitro” em quantidade suficiente para investigar sem criar embriões clonados. Não tenho dúvidas de que se esta lei for aprovada na sua actual formulação, a indústria biotecnlógica voltará a tentar a legalização da clonagem dentro de poucos anos”.

 Fontes: Life Site; Pro-Life Infonet