Diário de Notícias - 28 Fev 06

 

Uma escola exemplar gerida como se fosse uma casa

 

Gerir a escola como quem gere a própria casa. É com este espírito que o conselho executivo do agrupamento escolar Dr. Correia Mateus, em Leiria, gere 16 estabelecimentos distribuídos por 14 edifícios - dez do primeiro ciclo, cinco jardins-de-infância e uma escola secundária, num total de 1100 alunos, 120 docentes e 40 funcionários.

"Só em produtos de limpeza passámos a poupar 150 euros mensais, desde que decidimos adquirir as mesmas marcas no mesmo local onde fazemos as compras para nossa casa", explica Esperança Barcelos, presidente do conselho executivo.

Nos encargos com a energia eléctrica, o princípio é o mesmo. Desde que a liberalização do mercado ibérico da electricidade permite alternativas à EDP, o agrupamento de escolas trocou a empresa portuguesa por uma espanhola e o resultado vê-se na factura ao fim do mês: "200 euros a menos", garante a responsável. "Outro exemplo? Temos papel até ao fim do ano, pela simples razão de que, sempre que há uma promoção, arrebanhamos o papel todo."

Esperança Barcelos passou a alugar as salas para acções de formação aos fins-de-semana e à noite, a "10 euros à hora, 12,50 euros com computadores", ao mesmo tempo que conseguiu renegociar o contrato de manutenção do elevador da Correia Mateus, cujos custos mensais "passaram dos 150 euros, pagos nos primeiros anos pela Direcção Regional de Educação do Centro, para os actuais 90 euros, agora a nosso cargo". Esta redução, realça, "dá para pagar o toner a dez fotocopiadoras".

Mais recentemente, instalou um interface GSM para as ligações telefónicas, minimizando assim os custos relacionados com as chamadas realizadas para as diversas redes.

O resultado: "Com o mesmo orçamento atribuído à Correia Mateus, com 700 alunos, conseguimos gerir mais dez escolas do primeiro ciclo e cinco jardins-de-infância", explica Esperança Barcelos, para quem estes números mostram que é possível trabalhar melhor e diminuir os desperdícios. De tal modo, sustenta, que as alterações realizadas no refeitório, em que as ementas são feitas no conselho executivo com o apoio de professores de Biologia, permitem melhorar a qualidade da alimentação sem aumentar custos.

WB00789_.gif (161 bytes)