Público - 10 Fev 03

Mortes por "Overdose" de Metadona Aumentam nos EUA

A droga, usada como analgésico e para tratar heroinómanos, está a ser cada vez mais utilizada para fins recreativos

A metadona está a causar um número crescente de mortes nos Estados Unidos, revela um artigo do "New York Times". O jornal nova-iorquino publicou ontem uma reportagem sobre a forma como o consumo desta droga tem aumentado para "níveis alarmantes" em vários estados norte-americanos.

As autoridades ficaram surpreendidas, porque as potencialidades recreativas da metadona são reduzidas e esta droga, usada no tratamento de heroinómanos, não costuma ser vista como podendo gerar dependência.

Médicos e organizações contactados pelo "Times" confirmaram o aumento do número de casos de "overdoses" provocadas por metadona. Não há estatísticas a nível nacional sobre o uso ou as vítimas desta droga, mas um relatório da agência federal Drug Abuse Warning Network apurou que, em 2001, quase 11 mil pessoas passaram pelas salas de emergência de hospitais devido a problemas relacionados com o abuso de metadona. Este número é um aumento de quase cem por cento em relação aos valores registados em 1999.

A metadona é utilizada, não como estimulante, mas como um sedativo. É receitada como analgésico e é componente essencial no tratamento da dependência de heroína. Aliás, muitas clínicas de desintoxicação de heroinómanos são descritas nos EUA como "clínicas de metadona".

O "Times" cita dois factores para o aumento do uso ilegal da metadona. O primeiro é precisamente o aumento do número de "clínicas de metadona", que tornaram o acesso a esta droga mais fácil. O segundo é a pressão das
autoridades sobre o tráfico de heroína e de OxyContin (um analgésico potente), que faz os viciados virarem-se para outras alternativas.

O diário nova-iorquino cita especialistas que dizem que a maior parte dos utilizadores de metadona são indivíduos que já são viciados noutras drogas, sobretudo heroína. Para eles, a metadona é uma forma de minorar os efeitos do síndroma da abstinência.

As autoridades americanas têm relutância em actuar, porque receiam pôr em risco o uso terapêutico da metadona. Outro perigo é o de os viciados em metadona voltarem à heroína. P.R., Nova Iorque

WB00789_1.gif (161 bytes)