Portugal Diário - 20 Dez 06

 

Mais 900 escolas fechadas em 2007

Para já encerram 140, sobretudo no Norte, mas até final do próximo ano haverá muitas mexidas nas escolas do 1º ciclo. Objectivo, diz o Ministério, é dar o melhor a todos os alunos. Organização da rede escolar deve ficar concluída em 2013

O secretário de Estado da Educação anunciou esta quarta-feira que, até finais de 2007, vão encerrar «pelo menos mais 900 escolas» do 1º ciclo do ensino básico, no âmbito do processo, em curso, de reordenamento da rede escolar, escreve a Lusa.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, o encerramento destas escolas assentará em dois critérios: ou terem menos de 20 alunos e uma taxa de sucesso escolar inferior à média nacional, ou então possuírem menos de 10 alunos.

«O nosso objectivo é proporcionar boas condições a todos os alunos e garantir-lhes igualdade de oportunidades de aprendizagem, quer estejam no Norte ou no Sul, no interior ou no litoral», sublinhou o governante.

Foram, aliás, estes mesmos critérios que levaram ao encerramento, em 2005/2006, de 1.500 escolas primárias em 212 concelhos portugueses. Dados divulgados pelo ME dão conta de que estas 1.500 escolas acolhiam um total de 11 mil alunos, que foram transferidos para 847 escolas «acolhedoras».

Para uma escola poder ser considerada «acolhedora» tem que funcionar em regime normal (de manhã e de tarde), garantir almoço e assegurar transportes.

Também esta quarta-feira o Ministério da Educação (ME) homologou Cartas Educativas em 43 concelhos, sobretudo no Norte do país, que prevêem a construção de 94 centros escolares e o encerramento de mais 140 estabelecimentos de ensino.

Em comunicado, o ME anuncia ainda que a construção e requalificação de equipamentos escolares nos concelhos cujas Cartas Educativas foram hoje aprovadas vão beneficiar 17.638 estudantes.

As chamadas Cartas Educativas funcionam como um instrumento de planeamento e ordenamento prospectivo de edifícios e equipamentos educativos a localizar no concelho, de acordo com as ofertas de educação e formação que seja necessário satisfazer, tendo em vista uma melhor utilização dos recursos educativos.

Valter Lemos lembrou que a homologação das cartas escolares será condição obrigatória para o co-financiamento da construção de escolas no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que vigorará entre 2007 e 2013.

«O trabalho de reorganização poderá ficar completo no prazo de vigência do QREN», referiu o secretário de Estado, acrescentando que neste momento não é ainda possível prever o número total de escolas que vão encerrar, já que isso está dependente das cartas escolares que entretanto vão sendo aprovadas.