Em apenas duas horas foram apanhados 1372 condutores
em excesso de velocidade na Radial de Benfica,
Lisboa. Dos 2022 veículos controlados nos testes dos
radares da Câmara de Lisboa, 68% excecederam o
limite máximo de velo- cidade para aquela rodovia
(80 km/hora). O radar registou mesmo velocidades
acima dos 175 km/hora.
De acordo com dados do Gabinete de Mobilidade,
responsável pelos testes, dos 2022 veículos
controlados - no sentido Eixo Norte-Sul/Segunda
Circular (ver infografia) - 1372 circularam,
entre as 11.41 e as 13.36, muito acima dos 80
km/hora permitidos na lei. O recorde da velocidade
neste sentido foi batido às 12.57, com o radar a
marcar uma velocidade de 145 km/hora. Meia hora
depois o ponteiro bateu nos 150 km/hora.
Curiosamente, e analisando os gráficos a que o DN
teve acesso, raro foi conseguir registar um veículo
que circulasse dentro dos limites. A velocidade
média naquela via (no mesmo sentido) é de 110
km/hora.
No sentido inverso (Segunda Circular/Eixo Norte-Sul),
entre as 14.43 e as 16.39, dos cerca de 1400
veículos controlados, 869 seguiam em excesso de
velocidade. Mas foi às 14.47 que o radar "caçou" um
condutor a circular a 175 km/h, mais 95 km/hora do
que o permitido por lei. O segundo lugar do
ranking dos aceleras registou-se às 15.51, com o
ponteiro a bater nos 150 km/hora, ou nos 140
km/hora, como ficou registado às 15.25. O gráfico
indica que a velocidade média praticada é de 130
km/hora.
Causas
Os gráficos mostram por que razão o excesso de
velocidade continua a ser uma das principais causas
de sinistralidade rodoviária dentro das localidades.
Só em Lisboa, até ao terceiro trimestre deste ano, a
PSP registou 1666 acidente devido ao não cumprimento
dos limites de velocidade. A Avenida General Norton
de Matos (conhecida como Segunda Circular) tem em
muito contribuído para essa estatística. É mesmo a
artéria lisboeta com maior número de acidentes
registados.
Prova disso são os testes realizados pela CML. Com
uma velocidade máxima de 50 km/hora, salvo em locais
onde a velocidade é indicada através de sinalização
vertical, os gráficos revelam que a velocidade média
praticada é de 90 km/hora (sentido Benfica/Aeroporto).
Os radares apanharam, entre as 01.20 e as 03.17,
condutores a 150 km/hora.
Os testes estenderam-se também ao prolongamento da
Avenida EUA, onde o limite de velocidade é de 50
km/hora. Em apenas oito minutos foram diversos os
veículos apanhados a 100 km/hora. Aliás, o máximo
registado foi 105 km/hora, em plena zona
residencial.
Radares
Na próxima quinta-feira, a Câmara de Lisboa vai
colocar os primeiros nove radares em funcionamento
(ver infográfico). Os restantes 12, assim
como os cinco painéis informativos, "serão
accionados faseadamente até 16 de Janeiro", explicou
o Gabinete de Mobilidade. Depois de ter sido
anunciado o dia 21 para a entrada em funcionamento
de todos os aparelhos, vários problemas técnicos
impediram a instalação de alguns radares.
Numa primeira fase, os aparelhos funcionarão de
forma preventiva. Quando entrarem no regime
sancionatório farão o registo fotográfico do veículo
infractor, que permitirá às autoridades aplicar a
multa. O condutor será avisado da existência do
radar a alguns metros antes de entrar na área
vigiada. O alerta será sempre da velocidade máxima
permitida na via.