Público - 31 Dez 03

Aumento do Preço da Água no Porto Beneficia Famílias Numerosas

As tarifas de água e saneamento no Porto aumentam entre 3,1 e 3,5 por cento em 2004 para os consumidores domésticos e 3,7 por cento para o comércio e indústria, mas as famílias numerosas vão beneficiar de reduções.

Segundo as novas tarifas dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) do Porto, as casas onde vivam famílias com mais de quatro elementos verão os respectivos escalões de consumo, em função dos quais é determinado o preço por metro cúbico de água, alargados de cinco para 10 metros cúbicos.

Em declarações à Lusa, o vereador do Ambiente na câmara do Porto e presidente dos SMAS, Rui Sá, referiu que uma família com cinco membros deverá passar a pagar menos 1,5 por cento, enquanto numa com 10 elementos a redução pode ir até aos 35 por cento.

Segundo a proposta de actualização das tarifas, as ordens religiosas e hospitais privados, até agora equiparados aos hospitais públicos, vão passar a ter um tarifário igual ao dos clientes industriais, comerciais e de serviços. O argumento avançado é que estas instituições funcionam, na prática, como empresas.

As novas tarifas de água e saneamento foram aprovadas no passado dia 9 pelo executivo camarário, com três abstenções do Partido Socialista (PS).

WB00789_1.gif (161 bytes)