Diário de Notícias - 30 Dez 03

Empregar deficientes deu prémio a empresa

A Pró-Ambiente, da Trofa, recebeu ontem o prémio Empresa Acessível e Solidária, criado pelo Governo Civil do Porto para homenagear as empresas que se tenham distinguido na integração profissional da pessoa com deficiência. A empresa, que se dedica à recolha e tratamento de resíduos para reciclagem, emprega 12 trabalhadores com deficiência, num quadro total de 17 pessoas.

Filipe Soares Ribeiro, deficiente mental natural do Marco de Canavezes, recebeu por sua vez um diploma de mérito e um galardão por se ter distinguido como Empresário Solidário, na sua actividade de vendedor.

Criados para «estimular as práticas de inclusão profissional», estes prémios surgem no âmbito do Ano Europeu das Pessoas com Deficiência e têm natureza simbólica. De acordo com o regulamento, a que a Agência Lusa teve acesso, o objectivo é «homenagear as empresas e os empresários do distrito que, durante o período temporal compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Outubro de 2003, se tenham distinguido na integração profissional de pessoas com deficiência».

O júri que avaliou os candidatos foi constituído pelo governador civil do Porto, Manuel Moreira, um elemento do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, dois representantes de entidades que actuam no domínio da reabilitação profissional de pessoas portadoras de deficiência e, ainda, de um membro das associações empresariais envolvidas.

O número de contratos de trabalho sem termo celebrado, o tipo e grau de deficiência e a remuneração foram alguns dos critérios.

WB00789_1.gif (161 bytes)