Público - 4 Dez 03
Candidatura de Professores por "E-mail" com "Bastantes Falhas"
Por SANDRA SILVA COSTA
Não são boas notícias para o Ministério da Educação (ME), que este ano
estreou um novo modelo de contratação de professores: as escolas
portuguesas ainda não estão a atender "da melhor forma" os docentes que se
candidataram por "e-mail" aos horários supervenientes.
Foi a esta conclusão que chegou a empresa Vector 21, especialista em
estudos de economia digital, que levou a cabo um inquérito com vista a
"verificar de que forma as escolas estão a responder aos desafios
colocados pelo novo modelo de contratação" dos professores. Este ano
lectivo, o ME autorizou, pela primeira vez, que os docentes pudessem
candidatar-se às ofertas de escola através de "e-mail". Só que, constatou
a Vector 21, há ainda "bastantes falhas" neste processo de recrutamento.
A 3 de Novembro, a empresa consultou o "site" do ME, onde estão
publicitados todos os lugares disponíveis nas escolas. Nessa data, havia
114 escolas ainda com falta de professores. Para cada um dos
estabelecimentos de ensino, a Vector 21 enviou um "e-mail" a solicitar
informações sobre cada um dos horários vagos.
Primeira conclusão: 16 por cento das mensagens não chegaram sequer às
escolas. Ou porque as caixas de correio "estavam cheias" ou porque o
endereço foi dado como desconhecido.
Mais: 71 por cento das escolas que receberam o "e-mail" não deram qualquer
resposta, o que configura um cenário "francamente negativo", avalia a
Vector 21. "Um professor que tenha tentado usar o correio electrónico para
se candidatar ou pedir informações sobre uma candidatura terá
experimentado grande dificuldade", lê-se no relatório da empresa. Só onze
por cento das escolas contactadas deram uma resposta em menos de 24 horas.
Tendo em conta estes dados, a Vector 21 faz uma série de recomendações. Às
escolas em primeiro lugar: "Devem tirar maior partido das ferramentas
interactivas que têm ao dispor", usar a Internet "para obter ganhos de
produtividade" e recorrer ao "e-mail" "para baixar custos". Quanto ao ME,
que já foi informado dos resultados a que chegou a Vector 21, deve "criar
um plano para aumentar a cultura digital na administração escolar" e
"generalizar os concursos electrónicos". |