Público - 4 Dez 03

Candidatura de Professores por "E-mail" com "Bastantes Falhas"
Por SANDRA SILVA COSTA

Não são boas notícias para o Ministério da Educação (ME), que este ano estreou um novo modelo de contratação de professores: as escolas portuguesas ainda não estão a atender "da melhor forma" os docentes que se candidataram por "e-mail" aos horários supervenientes.

Foi a esta conclusão que chegou a empresa Vector 21, especialista em estudos de economia digital, que levou a cabo um inquérito com vista a "verificar de que forma as escolas estão a responder aos desafios colocados pelo novo modelo de contratação" dos professores. Este ano lectivo, o ME autorizou, pela primeira vez, que os docentes pudessem candidatar-se às ofertas de escola através de "e-mail". Só que, constatou a Vector 21, há ainda "bastantes falhas" neste processo de recrutamento.

A 3 de Novembro, a empresa consultou o "site" do ME, onde estão publicitados todos os lugares disponíveis nas escolas. Nessa data, havia 114 escolas ainda com falta de professores. Para cada um dos estabelecimentos de ensino, a Vector 21 enviou um "e-mail" a solicitar informações sobre cada um dos horários vagos.

Primeira conclusão: 16 por cento das mensagens não chegaram sequer às escolas. Ou porque as caixas de correio "estavam cheias" ou porque o endereço foi dado como desconhecido.

Mais: 71 por cento das escolas que receberam o "e-mail" não deram qualquer resposta, o que configura um cenário "francamente negativo", avalia a Vector 21. "Um professor que tenha tentado usar o correio electrónico para se candidatar ou pedir informações sobre uma candidatura terá experimentado grande dificuldade", lê-se no relatório da empresa. Só onze por cento das escolas contactadas deram uma resposta em menos de 24 horas.

Tendo em conta estes dados, a Vector 21 faz uma série de recomendações. Às escolas em primeiro lugar: "Devem tirar maior partido das ferramentas interactivas que têm ao dispor", usar a Internet "para obter ganhos de produtividade" e recorrer ao "e-mail" "para baixar custos". Quanto ao ME, que já foi informado dos resultados a que chegou a Vector 21, deve "criar um plano para aumentar a cultura digital na administração escolar" e "generalizar os concursos electrónicos".

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