Público - 22 Dez 02

Os Truques

1

"A arte deve fazer parte do dia a dia, deve servir-se em casa ao lado da sopa. Projectos que envolvem as crianças estimulam a auto-confiança."

Fausto Neves, responsável pelo serviço educativo da Casa da Música

2

"As crianças ouvem um disco ou um vídeo de maneira completamente diferente se estiverem ao colo dos pais, mesmo em silêncio. É muito importante que haja diálogo, durante ou depois, partilhar a experiência."

Helena Rodrigues, pianista e investigadora

3

"O melhor estímulo para a leitura é ouvirmos alguém que conhecemos falar entusiasticamente de um livro. O mais importante não é o que as crianças lêem - é lerem. E, na infância, lê-se tudo."

Henk Kraima, director da Fundação para a Promoção Colectiva do Livro Holandês

4

"O ideal é as crianças virem ao teatro com familiares. A comunhão é muito maior. Uma mãe tem dois ou três filhos, uma professora tem 30 alunos."

Isabel Costa Alves, directora do Teatro Rivoli e do Festival Internacional de Marionetas do Porto

5

"Por mais complicada que seja a temática, se houver preparação prévia tudo é possível mostrar."

Cristina Basto, directora da Cultural Kids, produtora especializada em teatro infantil

6

"Com as crianças mais pequenas é preciso estar ainda mais próximo do universo delas, usar objectos concretos que lhes sejam familiares."

Maria João Trindade, directora do grupo Lua Cheia, especializado em teatro infantil

7

"Não se pode impor respostas a perguntas que eles ainda não fizeram."

João Brites, director de O Bando

8

"O importante é que o gosto pelo teatro seja introduzido logo a partir dos três anos para que durante a adolescência a ida a um espectáculo seja uma opção própria e não algo imposto pelos pais ou professores."

Madalena Victorino, directora do Centro de Pedagogia e Animação do CCB

9

"O teatro para a infância deve preocupar-se em ser teatro, não escola. O teatro já é pedagógico porque faz pensar, questionar, subverte. Deve ter todas as componentes do espectáculos para adultos. Só assim é que é um
objecto de arte."

José Leitão, director do Art'Imagem e do Festival Fazer a Festa

10

"Para que se estabeleça a magia da relação com a arte, a forma como se recebe as crianças é quase tão importante quanto o espectáculo"

João Brites, director de O Bando

11

"A arte contemporânea é a arte do tempo das crianças. Se podem andar no museu com ténis, se se podem sentar no chão, então a arte não tem que
ser de fato e gravata."

José Maia, monitor do serviço educativo do Museu de Serralves

12

"A ideia de prazer da leitura, e de encantamento, é essencial."

Amélia Pinto Pais, autora de "Os Lusíadas em prosa"