Portugal Diário - 17 Abr 07

 

Mértola: apoios para segundo filho

 

Município quer aumentar natalidade e vai dar subsídios mensais

 

Os casais de Mértola, com baixos rendimentos, que optarem pelo segundo filho vão dispor de subsídios mensais nos primeiros cinco anos de vida da criança, graças a uma medida do município para aumentar a natalidade naquele concelho alentejano, noticia a Lusa.

«Queremos incentivar o nascimento de mais crianças para contrariar o declínio grave da natalidade que tem marcado a tendência demográfica do concelho na última década», explicou hoje à agência Lusa o presidente do município, Jorge Pulido Valente.

De acordo com dados do Gabinete de Desenvolvimento Social da autarquia, no ano passado nasceram apenas 39 crianças no concelho de Mértola, contra os 51 nascimentos ocorridos em 1996.

«A diminuição da natalidade é particularmente grave em algumas freguesias», frisou o autarca, apontando os casos de Espírito Santo, São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Sólis e São Sebastião dos Carros, onde «o nascimento de uma criança se tornou um acontecimento ocasional».

Esta tendência, explicou o autarca, «é uma das consequências do envelhecimento e da baixa densidade da população», que considerou «um dos grandes problemas do concelho».

Segundo dados do Censos de 2001, cerca de 32 por cento dos habitantes de Mértola (2.820 de um total de 8.712) são idosos com mais de 65 anos.

Observando que «os encargos financeiros e sociais associados a uma segunda gravidez pesam na decisão das famílias», Jorge Pulido Valente explicou que a autarquia, «para aumentar a natalidade, vai incentivar os casais a optar por um segundo filho, oferecendo-lhes apoios financeiros».

Ao contrário de outros incentivos municipais existentes em Portugal, que se «limitam a uma única prestação atribuída ao casal após o nascimento da criança», o apoio financeiro a conceder pelo município de Mértola, salientou o autarca, «será continuado».