Público - 7 Abr 03

Reacções

Eduardo Cabrita, porta-voz do PS para os Assuntos Fiscais

"A sisa e a contribuição autárquica foram somente rebaptizadas e, caso estas orientações determinem a diminuição da receitas dos municípios, então o projecto está desenquadrado e consiste num ataque às autarquias. Falta saber qual a efectiva redução de impostos para os novos imóveis. O fim do imposto sucessório é uma medida do dr. Paulo Portas que beneficia os titulares de rendimentos de capitais e as transmissões de grandes fortunas. Aquilo que foi apresentado não é um projecto, mas apenas orientações gerais

Francisco Louçã, dirigente do Bloco de Esquerda
"A substituição da sisa parece-me uma estratégia pouco coerente. Manter o IVA implícito e acrescentar o imposto é tão estúpido como manter a sisa. É uma proposta pouco inteligente, já que se substitui o imposto mais estúpido do mundo pelo imposto mais estúpido do mundo. A extinção do imposto sucessório vai ao encontro de uma proposta do Bloco de Esquerda."

Agostinho Lopes, membro da comissão política do PCP
"Embora nos reservemos para uma avaliação definitiva das propostas, quando tivermos acesso às medidas, podemos desde já adiantar que consideramos a substituição da sisa e da contribuição autárquica uma proposta minimalista, uma vez que estes impostos mantêm-se. Em sua substituição devia existir um imposto sobre o património imobiliário, cuja não tributação favorece a manutenção da injustiça fiscal."
 

WB00789_1.gif (161 bytes)