Mulheres Em Acção - 28 Nov 03

Campanha da APAV

Ex.ma Direcção de A.P.A.V.

"Mulheres Em Acção - Associação" é uma associação civil sem fins lucrativos  cujo objecto consiste na eliminação da discriminação e a promoção da igualdade entre homens e mulheres. Para a prossecução das suas finalidades a Associação desenvolve, entre outras, as seguintes actividades: promoção de acções de  formação e informação, divulgação dos direitos juridicamente atribuídos à mulher, fomento de políticas de apoio à família, recolha de dados estatísticos referentes às diferentes realidades sociais da mulher, promoção de estudos interdisciplinares dirigidos à análise dos problemas e à procura das soluções adequadas, denúncia de situações de atentado à integridade física e psíquica da mulher, edição de material de divulgação e apoio.

Tendo tido, esta Associação, conhecimento da V/ recente campanha "publicitária"  assente em lemas do tipo "Cuidado com o Marido", "Prometo ser-te fiel e bater-te" e escarnecendo da fórmula do Casamento, vem dar conhecimento a Vªs Exªs da sua posição sobre esse assunto.

Reafirmamos que a violência doméstica, da qual são vítimas, principalmente, as Mulheres,  é um problema grave que exige a colaboração enérgica de todas as pessoas. A Associação Mulheres em Acção tem também, entre os seus objectivos, o combate da violência doméstica - que é uma forma infame de discriminação - e é,  naturalmente, solidária com os esforços de todas as instituições com vista à sua eliminação.

No entanto, recusamos liminarmente, e parece-nos singularmente disparatado, que esse combate se faça através do desprezo e da hostilidade face ao homem e ao casamento. Efectivamente, não são o homem, ou o casamento, em si mesmos, geradores de violência. É preciso ser-se mais profundo e verdadeiro na análise das questões ....

Assim, consideramos que a referida campanha é gravemente prejudicial e contraproducente e apelamos à sua suspensão imediata.

Subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

Muito Atentamente,
Pela Associação

Madalena Simas
Alexandra Teté