APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas 

  Comunicado

Ranking das Escolas

A APFN divulga, em anexo em formato MS Excel, o ordenamento das escolas em função da diferença entre as notas nos exames nacionais e na "avaliação contínua".
 
Este ordenamento é baseado no efectuado pelo jornal "Expresso", disponível em http://online.expresso.clix.pt/dossiers/ranking2005/difs.asp, com ligeiras alterações, a saber:
  • As notas dos exames são colocadas numa escala de 0 a 20, igual à utilizada nas "notas internas";
  • Os números foram transformados para formato numérico, para poderem ser facilmente tratados por terceiros;
  • Foram colocadas cores diferentes no fundo, desde verde a vermelho, para distinguir as escolas mais rigorosas das que merecem maior atenção por parte da comunidade educativa local e Ministério da Educação.
  • Por último, o "Auto Filter" permite ver os resultado por Concelho.
Através deste ordenamento, os pais poderão saber qual a "taxa de inflação" média praticada pela escola dos seus filhos. Assim, por exemplo, em algumas escolas (assinaladas a vermelho), os pais ficam a saber que, quando um filho apresenta uma nota de 12 no final de um período, é muito natural que isso signifique 8 ou 7...
 
A APFN recomenda que o Ministério da Educação preste uma especial atenção às escolas com uma diferença superior a 2 e, em particular, que estabeleça como objectivo para o próximo ano não haver nenhuma que venha a apresentar diferenças superior a 3.
 
A APFN felicita as comunidades educativas (direcção, professores, auxiliares, pais e alunos) responsáveis pelos resultados obtidos nas escolas assinaladas a verde (diferenças inferiores a 1 valor), uma vez que o rigor na avaliação contínua é indispensável para a melhoria do sistema educativo.
 
A APFN agradece ao jornal "Expresso" a disponibilização dos dados que nos permitiram efectuar esta análise.
 
23 de Outubro de 2005

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

Rua 3A à Urbanização da Ameixoeira
Área 3, Lote 1, Loja A
1750-084 Lisboa

Tel: 217 552 603 - 917 219 197
Fax: 217 552 604
 

Para saber mais:

 
Se tem 3 ou mais filhos, concorda com os nossos Princípios e Estatutos e deseja ser sócio,  
 
 
Se quiser deixar de receber comunicados da APFN, envie um email para apfn@apfn.com.pt com o assunto "Remover" 
Nota importante: é necessário que seja enviado a partir da conta de correio electrónico onde foi recebido este comunicado.

WB00789_.gif (161 bytes)