Fórum pela Liberdade de Educação - 18 Jan 06

COMUNICADO

No passado dia de 3 de Outubro de 2006 a direcção do Fórum para a Liberdade de Educação foi recebida em audiência pela Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, presidida pelo Senhor Deputado António José Seguro. 

Na ocasião, o Presidente da Direcção apresentou aos membros da Comissão a missão do Fórum para a Liberdade de Educação, bem como o plano de actividades em curso, salientando a postura do Fórum enquanto entidade apartidária que elege o campo das ideias como terreno privilegiado de actuação. 

Como exemplo da importância do movimento em curso em toda a Europa, no sentido de uma maior liberdade de educação, o Fórum entregou ainda a cada deputado da Comissão um exemplar do livro branco do governo inglês para a Educação, “Padrões Mais Elevados, Melhores Escolas para Todos – Mais Escolha para os Pais e os Alunos” (disponível em www.liberdade-educacao.org - área da Documentação, 1. Aspectos Gerais, Inglaterra, "Higher Standards, Better Schools For All - More choice for parents and pupils" e "Sumário do Livro Branco sobre Educação). 

A Direcção do Fórum tomou boa nota das intervenções dos diferentes grupos parlamentares representados na Comissão, clarificando a posição do Fórum de defensor de um sistema de ensino respeitador do princípio da liberdade de educação, único que garante uma verdadeira igualdade de oportunidades – incluindo, logicamente, a possibilidade de todos os pais, e não apenas alguns, escolherem a escola dos filhos. 

A Direcção do Fórum para a Liberdade de Educação reafirma a sua intenção de aprofundar o diálogo com todos os deputados e grupos parlamentares representados na Assembleia da República, ciente da importância deste órgão de soberania na mudança do sistema de ensino, particularmente significativa na data em que se celebram vinte anos sobre a aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo e sua adaptação às exigências do século XXI se vai tornando mais premente. 

Carcavelos, 18 de Janeiro de 06

O Presidente

Adão da Fonseca

Fórum para a Liberdade de Educação
Pela igualdade de oportunidades

Rua Dr. José Joaquim d' Almeida, 819
2775-595 Carcavelos
Tel.: +351 914290109    Fax: +351 210045852

E-mail: info@liberdade-educacao.org
Website: www.liberdade-educacao.org

"Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos"
Art.º 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem

WB00789_.gif (161 bytes)