New York, 4 de Dezembro de 2003

Mensagem do Secretário Geral da ONU para o X Aniversário do Ano Internacional da Família (2004)

Enquanto as famílias sempre constituíram uma unidade social essencial em todas as sociedades, a observância do Ano Internacional da Família de 1994 despertou a atenção do mundo para o assunto, tratando-se de um assunto fundamental de política. Os Governos e os actores a todos os níveis – local, nacional, regional e global – foram encorajados a apoiar o bem estar das famílias, através de uma série de políticas, programas e estratégias.

Dez anos depois, já é tempo de determinar até que ponto é que a situação das famílias tem melhorado. Não é necessariamente algo que possa ser feito a um nível global, na medida em que a situação das famílias varia bastante de país para país. Assim, durante este aniversário, eu apelo aos Governos, ao nível local e nacional, para realizar o balanço dos avanços, atrasos e obstáculos e para considerar o que mais poderá ser feito em relação a assuntos directamente relacionados com as famílias, tais como a pobreza, o aumento do VIH/Sida, imigração e o envelhecimento das sociedades. O Secretariado, pela sua parte, tem levado a cabo um estudo acerca da situação das famílias em todas as regiões do mundo.

As próprias famílias desempenham um papel vital no nosso trabalho para o desenvolvimento e para a paz. É minha esperança, que a observância do décimo aniversário do Ano Internacional da Família será uma ocasião na qual todos os parceiros – Governo, o sistema das Nações Unidas, ONG´s e empresas privadas – se juntarão, reafirmando um compromisso global para o bem estar das famílias e trabalharão com determinação para alcançar esse objectivo vital.

WB00789_.gif (161 bytes)